Revistas Id Materia 3298 Fase Imprime





Como convencer uma platéia
Valdemar Ortiz
Editor Científico


“Jamais existiu um grande talento sem um pouco de loucura”
Sêneca

Em recente editorial do BJU International o dr. Laurence Klotz nos lembrou a famosa e inesquecível performance do dr. Brindley quando, em 1983, anunciou pela primeira vez o efeito da papaverina sobre a ereção peniana.

Foi durante um evento da Urodynamics Society, realizado em Las Vegas, que serviu de cenário para a mais espetacular de todas as demonstrações de uma descoberta científica nos últimos 100 anos.

Diante de uma platéia de cerca de 80 pessoas, incluindo esposas de médicos que ali estavam por tratar-se de um curso satélite ao evento e seguido por um jantar, foi anunciada a aula do dr. Brindley sob o título “Vaso-active therapy for erectile dysfunction”. Esse psiquiatra e neurofisiologista inglês assombrou a todos com seus diapositivos, mostrando seu próprio pênis em diferentes estados de ereção e tumescência após injeções intracavernosas de papaverina.

Ao final da apresentação, para melhor convencer a platéia, anunciou que minutos antes, ainda no quarto do hotel, havia injetado papaverina em seu pênis. Postou-se diante de todos, baixou as calças e a cueca até os joelhos e mostrou a todos seu pênis em plena ereção. Diante de um silêncio e de olhares incrédulos ofereceu uma seringa com papaverina para quem se dispusesse a fazer o teste naquele momento.

Essa apresentação foi única, dramática e inesperada, unindo talento e loucura. Difícil imaginar algo mais criativo para divulgar uma descoberta científica.