1. Em relação ao preparo de cólon nas cirurgias urológicas com uso de segmentos intestinais, assinale a alternativa errada:
a) Não reduz efetivamente o risco de infecção pós-operatória. b) Pode causar complicações como desidratação, disfunção gastrointestinal e deterioração do estado nutricional e maior permanência hospitalar. c) Deve ser realizado em todas as cirurgias com uso de segmentos intestinais. d) Nas cirurgias com uso de segmentos colônicos seu uso é necessário. e) Aumenta a incidência de íleo prolongado, demora a reintrodução da dieta e prolonga a internação hospitalar.
2. Com relação a litíase em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, assinale a alternativa errada: a) Obesidade é fator de risco independente para litíase do trato urinário. b) Aumento da resistência periférica à insulina e hiperinsulinemia levam a diminuição do pH urinário e formação de cálculos de ácido úrico. c) Apresentam níveis mais elevados de oxalato na urina. d) A insuficiência renal por hiperoxalúria é comum. e) As técnicas mais modernas apresentam menores níveis de oxalato do que as derivações jejunoileais.
3. Qual a alternativa errada em relação aos tumores de testículo: a) Os tumores germinativos correspondem a 95% dos casos dos tumores do testículo. b) Aproximadamente 55% dos tumores germinativos são não seminomatosos. c) É o tumor sólido mais comum do adulto jovem do sexo masculino. d) Os tumores não seminomatosos são altamente radiossensíveis. e) Os índices de cura ultrapassam 95% com tratamento multimodal.
4. Assinale a alternativa errada: a) As drogas quimioterápicas são citotóxicas para os testículos, eliminando ou reduzindo as células germinativas. b) 20% a 50% dos pacientes retomam a espermatogênese dois a três anos após o término do tratamento quimioterápico. c) A radiação direta no testículo é dose-dependente, sendo que doses maiores de 0,15Gy causam azoospermia reversível. d) Em torno de 18% dos pacientes são azoospérmicos antes de qualquer tratamento para tumores do testículo. e) Aproximadamente 98% dos pacientes submetidos a RT periaórtica ficam azoospérmicos.
|