Recentemente, na literatura odontológica, têm surgido uma série de artigos alertando para o risco de osteonecrose de mandíbula e maxila provocada pelo uso de bifosfonados(1,2,3,4).
Os bifosfonados inibem a reabsorção óssea bloqueando sua remodelação. O pamidronato, o ácido zoledrônico e o alendronato podem causar osteonecrose de mandíbula e maxila. Tal complicação ocorre em 6,5% dos pacientes com câncer da próstata que fazem uso de bifosfonados e seu aparecimento costuma ocorrer após 12 meses de tratamento. O tratamento dessa complicação é difícil e parece ser precipitada por alguma cirurgia dentária.
Nosso site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies.