Praia de Copacabana recebe campanha de conscientização sobre o câncer de mama
A ação acontece este domingo e envolve o trabalho de quase 100 pessoas, como artistas circenses, promotoras e voluntárias
Domingo, 14 de outubro, a Praia de Copacabana será alvo da campanha Esperança e Vida, que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em seu terceiro ano consecutivo, a campanha Esperança e Vida soma esforços de 25 associações de pacientes espalhadas pelo país para levar conscientização sobre a doença a 15 estados brasileiros.
A ação em Copacabana será realizada entre 9h e 15h e envolverá uma equipe de quase 100 pessoas, entre voluntárias, promotoras e artistas circenses que atuarão em toda a extensão da praia. Além de oficinas para alertar a população sobre a importância dos exames periódicos, o grupo distribuirá folhetos informativos e o chaveiro da vida, um brinde educativo composto por bolinhas de tamanhos diferentes que ilustram os diversos estágios do câncer.
Idealizada e patrocinada pela AstraZeneca, quinta maior indústria farmacêutica do mundo, a campanha Esperança e Vida contempla ações educativas em toda a América Latina e, aqui, foi viabilizada por meio de uma parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), que congrega dezenas de associações.
A campanha também atingirá as cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Uberaba, Vitória, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife e Salvador. As ações irão a campo até o final de outubro, mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama. O trabalho contará com a atuação intensiva de voluntários treinados para a orientação do público.
Entre os aspectos ressaltados na abordagem ao público está a importância do diagnóstico precoce, que passa pelo hábito do auto-exame, da realização do exame clínico por um médico anualmente e da mamografia, também anual após os 50 anos.
Milhares de produtos educativos foram confeccionados para ajudar no entendimento do problema. Uma das peças, chamada de mamamiga, é uma reprodução da mama feita de silicone e utilizada para treinar o auto-exame. Com diversas texturas diferentes, o objeto permite um aprendizado prático de como detectar alterações e em que situação é importante procurar um médico.
O site www.esperancaevida.com.br e www.femama.org.br já está disponível para orientar homens e mulheres que queiram saber mais sobre o problema.
Sobre o câncer de mama – No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum e o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 2006, conforme as estimativas do instituto, foram registrados 48.930 novos casos. A doença mata aproximadamente 12 mil mulheres por ano.
Apesar de ser considerado um câncer de bom prognóstico quando diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda seja diagnosticada em estádios avançados.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.
Sob este prisma, o objetivo da campanha Esperança e Vida é transmitir uma mensagem positiva por meio de múltiplos canais, enfatizando sempre que a detecção precoce e um tratamento adequado contribuem para aumentar as chances de cura e sobrevida ao câncer de mama. |