Noticias Cod Not 2998



Pé diabético


Atividades da Semana Estadual de Saúde Vascular terminam dia 11

Interessados podem se informar sobre pé diabético em diferentes pontos do estado

Com o objetivo de orientar e chamar a atenção do público e de profissionais de saúde para uma das mais graves e comuns complicações da diabetes mellito, especialistas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Regional Rio (SBACV-RJ), desde o dia 8 de outubro, percorrem diversos pontos do estado. Trata-se da III Semana Estadual de Saúde Vascular, sancionada em 2005, com a Lei 449, e que oferece as últimas atividades nesta quinta-feira, dia 11. Os interessados podem obter informações e exames gratuitos sobre pé diabético em pontos diferenciados do estado. “A escolha deste tema para a Semana Estadual foi justamente para orientar os diabéticos acerca dos cuidados com os pés. E discutir estratégias com profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes diabéticos como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros, para prevenir qualquer tipo de alteração”, esclarece o presidente da SBACV-RJ, o angiologista e cirurgião vascular Rossi Murilo.

O pé diabético é causado pela combinação de distúrbios dos sistemas orgânicos que, em conjunto, produzem uma variedade de problemas clínicos nos pés do paciente com diabetes mellito. Eles incluem os sistemas: vascular, nervoso, periférico, esquelético, além de tecidos moles e pele. É causado pela elevação anormal do açúcar no sangue. Estimativas apontam que, entre os mais de 13 milhões de brasileiros diabéticos, de 5% a 15% sofrerão uma amputação, ao longo da vida. Para obter mais informações, basta acessar o site: www.sbacvrj.com.br.

Atenção para os horários e locais das atividades do dia 11, quinta-feira:

Em todos os pontos, há distribuição de material informativo, teste de glicemia e de sensibilidade, palestras e exposições educativas.

Capital

Cinelândia: das 9h às 13h.

Hospital Miguel Couto: das 8h às 12h.
Endereço: r. Mário Ribeiro 117, Gávea.

Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe): das 8h às 14h. Palestra, a partir das 14h.
Endereço: Boulevard 28 de setembro, Vila Isabel.

Hospital do Andaraí: das 9h às 12h.
Endereço: Rua Leopoldo 280, Andaraí.

Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE): das 8h às 12h.
Endereço: Rua Moncorvo Filho 90, Centro.

Centro Médico: de 8h às 13h
Endereço: Rua Américo Brasiliense 248, Madureira

Interior

Hospital Santa Tereza: das 10h às 12h
Endereço: Rua Paulo Afonso 477, Petrópolis.

Santo Antonio de Pádua